2008/10/23

cinema às quartas no Virgínia | 28/2008

ALEXANDRA
de Alexander Sokurov














Ano: 2007
Idade:
M/12

Duração:
92 minutos

Género:
Drama

País de Origem:
Russia / France


Sinopse: Tchetchénia, nos dias de hoje. Uma frente russa. Aleksandra Nikolaevna é a avó que vem visitar o neto, um dos melhores oficiais da sua unidade. Passam-se os dias e ela descobre um novo mundo. Um mundo de homens onde não há mulheres, sensibilidade nem conforto. O dia-a-dia é pobre, num local onde as pessoas são parcas nos seus sentimentos. A cada dia, cada hora decidem-se questões de vida ou de morte. No entanto, é um mundo ainda habitado por pessoas.

Prémios:
Nomeação para Palma de Ouro em Cannes 2007

para saber mais:
http://www.variety.com/index.asp?layout=Cannes2007&jump=review&reviewid=VE1117933763

3 comentários:

Anónimo disse...

É claro que não se pode agradar a todos… isso é impossível. Por enquanto ainda nem sou sócio do CCTN, mas gosto de ver em quando ir ao Virgínia. Geralmente, leio a sinopse, se não o fizesse também não perdia tempo a comentar. Ao que parece o pessoal tem pouco hábito em comentar. E para quê comentar? Se calhar sou eu que sou mesmo um parvo…
Adiante… o filme do presente post, lendo a sinopse, parece-me muito interessante, dou os parabéns à direcção pela escolha. Uma história actual que o ocidental tem dificuldades em entender. Quem sabe esta história não vá abrir algumas mentes. Para mim, além da produção e reprodução de cinema, este é também um dos principais objectivos do CCTN.
Gostava de saber mais sobre o CCTN, quais as condições e regalias para me tornar sócio, mas no Virgínia nunca vi ninguém ligado CCTN. No blog não encontro um número de telemóvel, um mail, um contacto. Desculpem a sinceridade, mas até parece uma associação “fantasmas”.
Esta é a única maneira de contactar o CCTN, este comentário é direccionado em exclusivo aos membros responsáveis, por isso, se o quiserem excluir, apaguem-no.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Queria fazer um comentário ao filme que vi esta noite no Cine-teatro Virgínia. O filme “Esquece tudo o que te disse”. Uma comédia trágica que teve uma carga emocional bastante grande, a tensão foi constante, mas no final acabou tudo bem.
Pensava que o filme hás Quartas-feiras eram todos filmes do Cine Clube, entretanto como não vi esta semana nenhum “Artigo” aqui no blog fiquei na duvida.

Gelsomina disse...

Ainda bem que suscitamos interesse para a discussão! é verdade tudo o que dizes, Zé Tomar! :) que ninguém tem o habito de comentar. Por vezes sentimos falta desse feedback mesmo espicaçando não o conseguimos. Mas quando no outro post dizia que não podemos agradar a gregos e a trioanos não foi em sentido depreciativo foi apenas para responder ao comentário, foi exactamente porque também sentimos que pouca gente comenta! obrigada por virem cá ver o que se "passa". E sim, os filmes do Virginia são todos programados pelo Cineclube.
Quanto ao mail de contacto, vou tentar actualiza-lo e disponibiliza-lo para que possam fazer e nós respondermos mais directamente.
Sendo o cineclube uma associação sem fins lucrativos nem sempre é facil uma gestão de conteudos a 100% mas o nosso e-mail não é muito dificil de locallizar:
aqui vai: cc_torresnovas@iol.pt

Até breve e bons filmes