2008/10/09

cinema às quartas no Virgínia | 26/2008

Por motivos de cancelamento do filme "Os Amores de Astréa e de Céladon" por parte da distribuidora, vimo-nos forçados a substituir o filme desta semana por outro.
Desde já pedimos as nossas desculpas!

Tendo em conta que o realizador Eric Rohmer, continua a ter extrema importancia na história do cinema, optámos pela escolha de um dos seu mais divertidos filmes.
Assim e como uma despedida ao verão de 2008, iremos exibir:

Conto de Verão
de Eric Rohmer


15 de Outubro - Quarta - 21h30















Ano: 1997
Idade: M/12
Duração: 113 minutos
Género: Comédia / Romance

País de Origem:

França


Sinopse:

Gaspard espera que não lhe aconteça nada. Tanto para o melhor como para o pior. No entanto, as suas férias estão mal encaminhadas. Gaspard instala-se em Dinard, num quarto emprestado por um dos seus amigos da faculdade, à espera da vinda hipotética de Léna, a rapariga de quem se diz apaixonado.
Para enganar o tempo, o jovem passa as tardes a dar longos passeios com Margot, também ela estudante, mas ocasionalmente empregada de mesa numa créperie. À primeira vista as suas relações situam-se apenas no plano da amizade, mas depois veremos que outros sentimentos os unem. Ela tem o dom de o fazer falar, já que Gaspard é de natureza taciturna. Ele ensina-lhe, entre outras coisas, que gosta de passar os seus tempos livres a compôr canções. Uma delas está quase pronta e Gaspard vai dedicá-la à jovem...
Mas numa discoteca onde Margot o leva, Gaspard conhece Solène, uma morena extremamente atractiva que o seduz. O rapaz dedica-lhe então a canção e aceita ir passar o resto das férias com ela a Ouessant. Margot, que foi quem de certa forma empurrou Gaspard para os braços de Solène, fica ciumenta, sobretudo depois de ficar a par dos planos de viagem que ele tinha com Léna e com ela, caso a primeira não aceitasse viajar.
Entretanto, e para complicar ainda mais a situação, Léna chega a Dinard. Nas primeiras horas, Gaspard só tem olhos para ela. A jovem vai então ter tudo: a canção, a viagem, etc... Mas poucos dias depois Gaspard desencanta-se, sentindo que aos olhos de Léna ele não passa de um bom amigo e que ela não está verdadeiramente decidida a partir.
Com quem é que Gaspard vai então viajar? Com aquela a quem ele propôs em primeiro lugar mas que dia após dia tenta adiar a partida? Com Soléne, que está firmemente decidida a ir, tanto que até o assusta. Com Margot, de quem ele gosta cada vez mais, mas que continua a arreliá-lo dizendo que para um rapaz que se queixava de afastar as raparigas até nem se está a sair mal, pois está a braços com três. "Não achas que é um pouco demais?." A Gaspard não lhe resta então outra saída senão resolver esta grande embrulhada.

Prémios: Nomeado para o Prémio MIchel Simon - Acteurs à l'Écran


para ver:
para ler:

Sem comentários: