2009/04/29

Cinema às quartas no Virgínia | 15/2009

A ONDA
de Dennis Gansel

6 de Maio 21:30













Titulo Original: Die Welle
Ano: 2008
País: Alemanha

Duração: 107min
Género: Drama

Com: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt

Sinopse:
Alemanha, nos dias de hoje. No âmbito da Área de Projecto, o professor de liceu Rainer Wenger (Jurgen Vogel) propõe uma experiência, para explicar aos seus alunos como é que funcionavam os governos totalitários. Começa assim um jogo de personagens cujos resultados serão trágicos. Ao fim de algum tempo, o que começou com inofensivas noções sobre disciplina e vivência em comunidade transforma-se num verdadeiro movimento: "A Onda". Ao terceiro dia, os estudantes começam a ostracizar-se e a ameaçarem-se uns aos outros. Quando o conflito finalmente estala em violência, o professor decide interromper a experiência. Mas é demasiada tarde. "A Onda" está fora de controlo...

Prémios:
Melhor filme e melhor actor secundário nos German Film Awards 2008.

Trailer:

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma das melhores fitas que passaram no novo Virgínia…

Gostei bastante, é daqueles filme que nos deixam presos à cadeira no final a meditar. O filme é um pouco fantasiado, pois considero impossível impor uma “Onda” no espaço de uma semana. Mas acima de tudo é um alerta, temos de estar atentos aos perigos das ideias neo-totalitaristas. E estar cientes que o totalitarismo ainda é possível e pode triunfar se baixarmos a guarda.

A apatia e o desinteresse político na nossa sociedade são um prenúncio de morte. E a ideia de que os políticos são todos iguais e que sou demasiados pequenos e frágeis que nada posso fazer contra o poder.

Faz parte da cidadania ter consciência política. Ter uma visão crítica construtiva.

Recomendo a todos esse filme.
Cumprimentos, Zé Tó