2008/06/02

cinema às quartas no Virgínia | 20/2008

CICLO: IRÃO e USA questões políticas e sociais

PERSÉPOLIS de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi

4 Junho 2008 Quarta 21:30



















Ano: 2007
País de origem: França
Idade: M/12
Duração: 95 minutos
Género: Animação / Comédia / Drama


Sinopse:
PERSÉPOLIS é a história comovente de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas.
Inteligente e destemida, Marjane consegue fintar os “guardas sociais” e descobre o punk, os Abba e os Iron Maiden. Mas, quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a guerra Irão/ Iraque, o medo diário que invade o quotidiano do Irão torna-se palpável.
À medida que vai crescendo, a ousadia de Marjane torna-se uma constante fonte de preocupação para os seus pais que temem pela sua segurança. Assim, aos 14 anos, tomam a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria.
Apesar de isso significar ter que pôr o véu e viver numa sociedade tirânica, Marjane decide regressar ao Irão para estar mais perto da sua família. Mas aos 24 anos, percebe que, apesar de ser profundamente iraniana, não pode continuar a viver no Irão.

Prémios: Prémio do Júri em Cannes 2008, nomeado para Óscar de melhor animação. Entre outros 10 prémios e 20 nomeações.

Sem comentários: